
Viana do Castelo é uma cidade de tradição, de memória, mas também de luz e de alegria, onde a cultura tem uma marca identitária muito forte, conferindo-lhe um carácter único.
O Mar e as tradições
O Mar e as tradições constituem dois elementos centrais da sua história, cruzando um arco temporal que vai desde as origens até à contemporaneidade e que marcam profundamente a sua identidade cultural e lhe conferem reconhecimento internacional.
Desde a Arquitetura civil à Arquitetura religiosa de várias épocas, à Escola Profissional de Música, são inúmeros os Escritores, Pintores, Músicos e Artífices com raízes em Viana do Castelo, bem como tem uma forte tradição de Teatro, de Festivais e Concertos, inúmeros Museus, Prémios e Concursos e claro, os Ranchos Folclóricos, que habitualmente vivem o seu ponto alto nas Festas da Senhora d ´Agonia.
São inúmeros os Projetos e Equipamentos Culturais que asseguram toda uma dinâmica cultural à cidade.

Viana do Castelo tem uma vida cultural plasmada nas cores e nos sorrisos das suas gentes!
Equipamentos Culturais



Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo
O Museu de Artes Decorativas, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que incorpora bens culturais e os valoriza através da investigação, inventário, conservação, exposição, interpretação e divulgação contribuindo para a constituição e transmissão da memória de um povo e da sua identidade. Tem ainda por missão salvaguardar e enriquecer o património e educar os públicos no sentido da sua defesa, criatividade e cultura.

O Museu do Traje de Viana do Castelo, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que incorpora bens culturais e os valoriza através da investigação, inventário, conservação, exposição e interpretação, divulgando os bens representativos da natureza e do homem alto-minhoto, com a missão de estudar a cultura popular, de salvaguardar e desenvolver o património e de educar, no verdadeiro sentido dinâmico de criatividade e cultura.

O Centro Cultural de Viana do Castelo é um projeto do Arquiteto Eduardo Souto Moura, galardoado com o Prémio Pritzker, e está inserido numa área nova da cidade que compreende outros edifícios administrativos e Praça da Liberdade da autoria do Arquiteto Fernando Távora, e a Biblioteca Municipal desenhada por Álvaro Siza Vieira.
Considerado um dos mais antigos teatros em Portugal ainda em atividade e que mantém a sua arquitetura original, a sua fundação remonta a 1885, tendo completado em 2021, 136 anos.
Pertence à Câmara Municipal de Viana do Castelo desde 1985 e é sede, desde 1991, do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, companhia residente que, para além do eixo Criação e Programação, tem um Projeto Comunidade e um Serviço Educativo que proporcionam iniciativas de participação e mediação artística a grupos comunitários e escolares, apresentando 5 novas criações por temporada e mais de 100 representações em todo o país e estrangeiro.
Dotado de duas salas de espetáculos, uma sala de ensaios, uma sala de exposições e um café-restaurante, o Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta uma Programação Anual elaborada em parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana que visa qualificar e promover a oferta cultural do território a nível nacional e internacional.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo abriu ao público no dia 20 de Janeiro de 2008. Trata-se de um edifício da autoria do Arq. Álvaro Siza Vieira, localizado junto ao rio Lima, dotado de espaços de leitura para adultos e crianças, zona de consulta de jornais e revistas e secções multimédia para visionamento de filmes, audição de música e consulta da Internet.
As salas são inundadas de luz natural graças aos originais lanternins e às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima e sobre o centro histórico.

Galerias
As galerias são decisivas para a dinamização de todo o ecossistema de arte. A valorização da arte e dos artistas e a formação de públicos são alguns dos contributos que as galerias nos oferecem. Viana do Castelo permite-lhe desfrutar de boas experiências.

Navio-Hospital Gil Eannes
O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que atuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desativada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público em 19 de agosto de 1998, assumindo-se como pólo de atratividade para Viana do Castelo.

Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental
O CMIA proporciona o indispensável enquadramento técnico e logístico às atividades do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Algumas das suas ações são: a conceção de exposições temáticas de caráter itinerante; projetos de sensibilização ambiental com entidades diversas; promoção de realização de oficinas de trabalho e ações de formação.

Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar
O Centro de Mar - Centro de Interpretação Ambiental e de Documentação do Mar, a funcionar no Navio Gil Eannes, foi inaugurado no dia 16 de novembro 2014 (Dia Nacional do Mar).
As novas componentes instaladas – áreas para serviços do Centro de Mar, Centro Interpretativo Ambiental, que inclui um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, e Centro de Documentação Marítima – obrigam a acrescentar à exposição existente, fundamentada numa musealização convencional e interpretativa do próprio navio enquanto objeto patrimonial, duas novas componentes expositivas, uma de caráter interativo e “remissivo” (porque remete o visitante para o território local e regional envolvente, através de uma fio condutor que se centra na temática global da cultura e vivência marítimas) e uma de caráter imersivo (apoiada fundamentalmente no recurso ao audiovisual).
O novo espaço é dotado, entre outras valências, de equipamentos multimédia, um mini-auditório, a possibilidade de acesso a consultas, áreas de apoio ao empreendedorismo e economia náutica e diversas experiências audiovisuais interativas.

Citânia de Santa Luzia
A Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como "cidade velha", é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e, sem dúvida, um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho. A sua localização estratégica permitia-lhe não só dominar vastas áreas da zona litoral ribeirinha, como também controlar o movimento das entradas e saídas na Foz do Lima que, na Antiguidade, seria navegável em grande parte do seu curso.

Núcleos museológicos de Etnografia
· Moinhos de Água da Montaria
· Núcleo Museológico do Pão e Azenha de Outeiro
· Núcleo Museológico dos Moinhos de Vento de Montedor
· Núcleo Museológico Agro-Marítimo de Carreço
· Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva
· Núcleo Museológico de Arquitetura Popular de Darque

Núcleos Museológicos de Arqueologia
· Núcleo Arqueológico de Stª Maria de Geraz do Lima
· Núcleo Museológico da Igreja das Almas
· Núcleo Museológico de Arqueologia - Castelo de Neiva
· Núcleo Museológico de Arqueologia de Afife
Eventos

ENCONTROS DE CINEMA DE VIANA
Festival de cinema que proporciona um olhar mais formativo sobre a 7ª Arte, com um Ciclo de Cinema Infantil, Olhares Frontais e Etnográficos, os Filmes Falados, o Ciclo de Premiados e os Trabalhos de Casa, que exibem as obras desenvolvidas pela AO NORTE.

FESTIVAL DE TEATRO
FITEI Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica.

FEIRA DO LIVRO
Um dos mais importantes eventos culturais do concelho. Do programa, para além da presença dos diversos editores que proporcionam ao público o contacto com as mais recentes edições, destaca-se a animação infantil e musical, o lançamento de livros e a realização de diversos painéis temáticos.

JAZZ NA PRAÇA DA ERVA
Este Festival mantém um lugar de prestígio no panorama do Jazz nacional e peninsular. Pelos seus palcos já passaram os mais importantes músicos de Jazz, mas também novos projetos. Durante o Festival há exposições, colóquios, oficinas de trabalho e Jam Sessions.

FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL ALTO MINHO
O Festival teve início em 1996, trazendo aos palcos de Viana do Castelo grupos prestigiados de todo o mundo.
O sucesso da sua organização conta com a colaboração fundamental de voluntários dos Grupos Folclóricos, amigos e ainda das Instituições, associações e empresas, que são incansáveis.

NEOPOP ELECTRONIC MUSIC FESTIVAL
Este Festival é um dos principais eventos de música eletrónica em Portugal. Os sons mais atuais da música alternativa, aliados a uma forte componente de imagem de vídeo criam, também, uma espetacular envolvente, à qual se juntam uma feira hippie, expositores, o Oceano Atlântico, o Forte Santiago da Barra e o monumento a Viana do Castelo.

CAMPEONATO LUSO
GALAICO DE SURF, BODYBOARD E LONGBOARD De alto nível competitivo, estas provas reúnem uma centena de participantes portugueses e galegos. Paralelamente, decorre o FIM DE SEMANA ECOLÓGICO que visa a proteção do litoral e dos oceanos incluindo limpeza de praias, um eco-concerto e oficinas de sensibilização ambiental.

ROMARIA DA Senhora d´Agonia
Esta Romaria é a maior, a mais bela, a mais alegre e a mais típica de Portugal. O seu original programa inclui Mordomia, Gigantones e Cabeçudos, Cortejos, Festa do Traje, Feira de Artesanato, Arraiais Minhotos, Tapetes Floridos, Procissão ao Mar, Cantares ao Desafio e três distintos Fogos de Artifício que iluminam a cidade, o rio e o mar.

FESTIVAL SWR - BARROSELAS METALFEST
Momento Musical dedicado ao Heavy Metal com participação de conceituadas bandas nacionais e estrangeiras.

Feira de Artesanato Senhora d´Agonia

Contornos da palavra
