Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo
O Museu de Artes Decorativas, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2002, é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que incorpora bens culturais e os valoriza através da investigação, inventário, conservação, exposição, interpretação e divulgação contribuindo para a constituição e transmissão da memória de um povo e da sua identidade. Tem ainda por missão salvaguardar e enriquecer o património e educar os públicos no sentido da sua defesa, criatividade e cultura.




O Museu do Traje de Viana do Castelo, integrado na Rede Portuguesa de Museus desde 2004, é uma instituição de carácter permanente, sem fins lucrativos ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que incorpora bens culturais e os valoriza através da investigação, inventário, conservação, exposição e interpretação, divulgando os bens representativos da natureza e do homem alto-minhoto, com a missão de estudar a cultura popular, de salvaguardar e desenvolver o património e de educar, no verdadeiro sentido dinâmico de criatividade e cultura.

A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo abriu ao público no dia 20 de Janeiro de 2008. Trata-se de um edifício da autoria do Arq. Álvaro Siza Vieira, localizado junto ao rio Lima, dotado de espaços de leitura para adultos e crianças, zona de consulta de jornais e revistas e secções multimédia para visionamento de filmes, audição de música e consulta da Internet.
As salas são inundadas de luz natural graças aos originais lanternins e às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima e sobre o centro histórico.

Galerias
…

Navio-Hospital Gil Eannes
O Navio Hospital Gil Eannes, construído em Viana do Castelo em 1955, apoiou, durante décadas, a frota bacalhoeira portuguesa que actuava nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Desactivada a frota bacalhoeira, ficou a apodrecer nas docas de Lisboa, durante muitos anos. Em 31 de Janeiro de 1998, foi recebido festivamente na Foz do Lima, onde, depois de limpo e restaurado, foi aberto ao público em 19 de agosto de 1998, assumindo-se como pólo de atractividade para Viana do Castelo.

O CMIA proporciona o indispensável enquadramento técnico e logístico às atividades do Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo. Algumas das suas ações são: a conceção de exposições temáticas de caráter itinerante; projetos de sensibilização ambiental com entidades diversas; promoção de realização de oficinas de trabalho e ações de formação.

Citânia de Santa Luzia
A Citânia de Santa Luzia, conhecida localmente como "cidade velha", é um dos castros mais conhecidos do Norte de Portugal e, sem dúvida, um dos mais importantes para o estudo da Proto-História e da Romanização do Alto Minho. A sua localização estratégica permitia-lhe não só dominar vastas áreas da zona litoral ribeirinha, como também controlar o movimento das entradas e saídas na Foz do Lima que, na Antiguidade, seria navegável em grande parte do seu curso.

Núcleos museológicos de Etnografia
Moinhos de Água da Montaria
Núcleo Museológico do Pão e Azenha de Outeiro
Núcleo Museológico dos Moinhos de Vento de Montedor
Núcleo Museológico Agro-Marítimo de Carreço
Núcleo Museológico do Sargaço de Castelo do Neiva
Núcleo Museológico de Arquitetura Popular de Darque

Núcleos Museológicos de Arqueologia
Núcleo Arqueológico de Stª Maria de Geraz do Lima
Núcleo Museológico da Igreja das Almas
Núcleo Museológico de Arqueologia - Castelo de Neiva
Núcleo Museológico de Arqueologia de Afife